segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dieta seca barriga? Como assim?

 Quer secar as gordurinhas da barrigunha então vamos lá.

 O poderoso índice glicêmico


A dieta que apresentamos aqui é baseada no índice glicêmico (IG) dos alimentos. Esse número representa a velocidade com que eles viram glicose (açúcar) no sangue: quanto mais alto o número, maior a velocidade. Com isso, o organismo libera mais insulina. E é aí que mora o perigo. O excesso desse hormônio faz o corpo acumular mais gordura, principalmente no abdômen. Mas no cardápio criado pela nutricionista Ligia Henriques Ferreiro você não precisa comer só alimentos com baixo índice glicêmico. Ligia equilibrou o consumo de produtos de alto IG com de baixo IG e elaborou combinações que vão ajudá-la a perder peso sem excluir algumas delícias do cardápio – como pães e massas. O segredo é combinar esses alimentos em versão integral (carboidratos ricos em fibras, que saciam mais e liberam energia aos poucos) com porções de proteína magra e gordura boa. “A proteína e a gordura retardam o índice glicêmico do carboidrato, assim ele demora mais para ser transformado
em açúcar na corrente sanguínea e a produção de insulina é mantida em equilíbrio”, explica. É por isso que a salada é temperada todos os dias com vinagre e azeite. “A gordura do azeite e a acidez do vinagre retardam o esvaziamento do estômago, tornando a absorção da glicose menos intensa”, completa. Outros truques: comer feijão junto com arroz, pois a combinação evita que a taxa de açúcar no sangue aumente, e frutas com uma proteína (queijo branco, peito de peru ou iogurte desnatado), o que ajuda a retardar a velocidade com que o açúcar cai no sangue. Castanhasdo- pará, amêndoas, nozes e outras oleaginosas (gordura do bem) também desaceleram esse processo.
Coordenação: Sylvia Radovan. Produção: Christina Boller. Cabelo e maquiagem: Regeane. Modelo Mariah Gantois (Agente Leo Lima). Roupas e acessórios: Bumbum, Ki-Korpo, Mariskal e Menina do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dona Maria não, Mulher! Headline Animator