terça-feira, 19 de abril de 2011

Mudanças de temperaturas.Como seu organismo reage?




De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, algumas doenças são mais comuns entre os paulistas nessa época. Entre elas, destacam-se os problemas respiratórios e alérgicos e as doenças de pele, provocados pela junção dessas mudanças repentinas, do ar mais seco e ainda dos hábitos de vida.


Cuidado redobrado: o inverno chegou


Há alguns anos, o inverno não é mais aquela época em que saímos de casa com casacos pesados, botas e blusas de lã. Hoje, temos que estar preparados e prevenidos com a mudança de temperatura ao longo do dia.

Logo de manhã, ao sair de casa, abrimos a janela e podemos ver o céu lindo, azulzinho, ótimo para sair com uma malha fina. Já à tarde, aparece o sol bem quente, e à noite, o típico frio do inverno. Por isso, o importante é ter sempre na bolsa casacos ou roupas mais quentes. Assim acabamos nos prevenindo da correia do dia-a-dia, que nos faz sermos obrigados a ir do trabalho para escola, faculdade ou até mesmo um ’happy hour’ do final do expediente.

A mudança de temperatura pode provocar alterações em nosso organismo, principalmente no nariz e nas outras vias aéreas. Diminui a nossa defesa e acaba causando doenças típicas do inverno, como a gripe e o resfriado. São doenças transmitidas por vírus, que estão presentes nas gotículas encontradas no ar, que são eliminadas pela fala, pela tosse ou por espirros de pessoas contaminadas.



Para se precaver disso, as principais dicas são as seguintes: sempre usar roupas quentes, principalmente durante a noite, quando o frio é mais intenso; evitar tomar bebidas muito geladas, beber sempre muitos líquidos (água e sucos), lavar o nariz com soro fisiológico, tomar vitamina C e, uma vez por ano, um pouco antes da chegada do inverno, a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, deve ser aplicada.


Mônica Elizabthe Simons Guerra é otorrinolaringologista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.



VERDADES E MENTIRAS


Os vírus se disseminam com mais facilidade no inverno?

VerdadeIsso ocorre, principalmente, porque as pessoas tendem a se concentrar em locais fechados e cheios, o que facilita a disseminação e o contágio.

O tempo seco é um agravante?

Verdade
A falta de umidade no ar faz com que haja mais acúmulo de pó e de impurezas no ar, o que desencadeia crises em pessoas alérgicas e abre espaço para a entrada de outras infecções.

No inverno, não é necessário ter cuidados com o sol?

Mentira
Mesmo em dias frios, os raios solares continuam incidindo sobre a terra e, conseqüentemente, sobre nossa pele, causando problemas como envelhecimento precoce e ressecamento.

Só devo beber água quando estou com sede?

Mentira
Muitas vezes, em dias frios, sentimos menos sede, mas isso não quer dizer que o nosso corpo não precisa de água. Beber ao menos um litro e meio é a recomendação dos médicos para garantir a saúde.



Fonte:Diário Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dona Maria não, Mulher! Headline Animator