terça-feira, 19 de julho de 2016

Colonoscopia Mitos e Verdades.

 


 A 3 dias atrás fiz uma colonoscopia e desmistifiquei o exame pois morria de medo não sabia muito sobre ele e as histórias que ouvia eram horríveis, verdadeiramente de arrepiar. Então tive medo de tudo, de perfurações, da dor, do dia seguinte, de não acordar e até do preparo. Quando a gente não conhece o que vem pela frente, temi   não conseguir enfrentar. Quando comecei a procurar pela internet por colonoscopia pouco se falava, eram mais linguagens técnicas que não me ajudavam muito. Fugi várias vezes desse exame, fui a outros médicos para saber se era realmente necessário faze-lo.
 Um dia fui a um gastro que me disse tudo que eu queria ouvir, ele me disse que não era necessário fazer de imediato a colono e que eu poderia ir por outros caminhos para poder obter meu diagnótico. Tudo mentira conversa pra boi dormir, eu precisava enfretar meu medo. então resolvi mudar novamente de médico e fiz. Procurei por um gastro sem pedir muita informação ou indicação dos outros,  e achei. No meu próprio bairro mesmo Dra Osana Frozi Coutinho. De início ela me assustou, cheguei e mal comecei a contar e ela falou:_colonoscopia lindinha não tem jeito. Eu tremi dos pés a cabeça, sai do consultório pensando:_Que mulher louca ela mal me ouviu. Achei um absurdo, mas...fui pra casa decidida a fazer o tal exame.
 Na semana anterior ao dia das mães ela me disse que eu começaria meu preparo (primeiro mito), seriam três dias o primeiro eu evitaria algumas frutas, grãos  fibras que são evitadas até o dia do exame o pior dia foi justamente o dia das mães. No domingo tive que fazer a tal dieta liquida, sopa batida e de cor branca, muito gatorade, água de coco enquanto via todos comendo um bom churrascao que maravilha! Mas passou e chegou então a segunda-feira. Na segunda acordei muito cedo pois tinha que tomar o terrível manitol (uma verdade), que remédio horrível não o gosto e sim o que ele provoca senti uma cólica que nunca tinha sentido, o efeito e quase que imediato e demora muito a passar, dá um pouco de enjôo também. Tive que ir para o clinica assim mesmo e ao chegar lá me deparei com masi pessoas que também fariam o mesmo exame, umas estavam iguais a mim com cara de sofrimento pelo efeito do manitol e pelos dias de dieta, mas...outras estavam ao telefone conversando e fazendo caretas que mal pareciam sentir dor de verdade.
 Quando seu intestino está preparado( ou seja quando você já não tem mais nada nele só água) você é preparado para o exame, eu tomei um relaxante e logo depois fui dopada e então desmistifiquei de vez a colono não me lembro de mais nada, não posso nem dizer como é o exame só sei que não senti nada, nem sei como cheguei em casa, lógico que eu estava com meu marido e que quando cheguei dormi.
 No dia seguinte tive um pouco de dor na barriga e meu marido ligou pra médica que me disse que como são injetados gases no intestino era normal, me receitou uns remédios e pronto, passou.
 Hoje sei que antes de ouvir qualquer estória de consultório médico melhor é confiar no seu médico e não absorver tudo o que se ouvi. Se você for passar por uma colonoscopia não tenha medo você nem vai lembrar dela. 

9 comentários:

  1. Olá, pena eu não poder dizer o mesmo. Passei pela primeira colonoscopia mas o resultado não foi alcançado. Segundo o médido, o procedimento não foi bem realizado. Passei 3 dias sem comer nada, tomando laxantes (não me ajudaram muito). No último dia tomando o manitol, acordei 5 horas da manhã e deveria consumi-lo até as 11 horas, entretanto as 7 horas, no terceiro copo, depois de tanto enjôo, não aguentei e vomitei todo manitol. Fiz depois disso uma lavagem intestinal mas o médico ainda disse que preciso fazer de novo pois não estava totalmente limpinho o intestino e não deu pra ver tudo. O procedimento em si é hiper tranquilo, só dores depois que um luftal dá conta de aliviar. Toda cirurgia depende de cada um e só de pensar no manitol e fico enjoada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei fazer esse exame 2 vezes, mas vomitei todo o manitol. Os meus problemas estão aumentando e não consigo fazer o exame.

      Excluir
  2. Fiz a colonoscopia e ocorreu tudo ótimo, para quem tem medo, primeiramente deve se preocupar mais com o preparo do exame, do que com o exame... kkk, bom, cmg foi assim, fiz numa segunda-feira e tinha que manter regime 3 dias antes do exame, até ai tudo legal, no dia anterior do exame, no café da manhã: Torradinhas, Gelatina, Água de coco e Gatorade de limão e Água. No almoço: Miojo com frango desfiado OBS: Tudo sem tempero... Água à vontade, Gatorade à vontade, Gelatina à vontade, praticamente o líquido é tudo à vontade. Dai ás 14:00 tomei o 250ml de Manitol+250ml de Suco de laranja fazendo total de 500ml tomei em menos de meia hora e olha, foi difícil... O manitol além de causar uma tontura dá enjoo, mas como tenho o estômago forte não vomitei e nem senti vontade. Depois de uns 10 minutos começou a caganeira kkkk, depois de umas horas tomei Dulcolax, horas depois tomei novamente o Manitol, depois Jantei a mesma coisa que Almocei, e ás 22:30 tomei novamente o Manitol. Olha, a caganeira foi tanta que até perdi as contas de quantas vezes fui ao banheiro, é muito sofrimento kkkk, dormi ás 00:30 e bem cedinho levantei e já fui direto pro banheiro kk, bom, depois de manhã tomei um Gatorade e fui fazer o exame ás 10:00. Bom vou passar direto para o exame, COMO É: Primeiramente vc vai tirar o seu vestido... vai colocar um shorts próprio para o exame, vão deitar vc na maca, e vão sedar vc, no caso me sedarão na mão, na hora o braço doeu um pouco mais depois de 3 segundos apaguei completamente, é muito engraçado kkkk acordei e já me levantei, com uma tontura não muito forte e fui embora. Pra vc que tem medo, acalme-se é muito, mais muito tranquilo... eu quando acordei até dei risada, é ilário kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Não consigo tomar todo o manitol apenas tomei um pouco

    ResponderExcluir
  4. Obgda vceis me tranquilizaram um pouco
    Porque começo a dieta hoje,
    E se Deus quiser vai dar certo

    ResponderExcluir
  5. olha gente, vou contar, a colonoscopia é muito simples você, faz, uma triagem com o anesteciologista depois o procedimento.No meu caso eu pedi para ser internado, é bem mais confortável um dia antes, você COME NORMAL O DIA TODO ás 20 horas você toma 2 comprimidos purgantes por volta das 3 horas da manhâ você começa a defecar limpando ás 08 em ponto me apresentei no hospital fui pro apartamento o exame tava marcado para ás 16 horas levei minha acompanhante comigo você tem direito á um acompanhante ficamos no quarto colocaram um soro em mim e me deram uma jarra de um suco preparado para tomar de 10 em 10 minutos você vai ficar purgando umas dez vez o máximo no final da tarde mandaram eu tomar um banho ás 16 horas foram me buscar desci de cadeiras de rodas chegando lá me colocaram em uma maca foi rápido o medico me perguntou meu nome o anestesiológista me aplicou uma injeção no lugar do furo do soro antes dele retirar a injeção eu apaguei acordando 40 minutos depois a sua roupa fica debaixo do colchaõ na maca quando tudo acaba as infermeiras te vestem e se você tiver dentaduras elas colocam de volta foi muto tranquilo confesso naõ sentir dor, nem me lembro de absolutamente de nada essa foi minha experiência se você vai fazer vai sem medo pois acima de 50 anos todos tem que passar por isso muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  6. Eu tomei o manitol mistura do com água de coco, os 500 ml de manitol e 500 ml de água de coco, no final eu vomitei quase tudo será que ainda vai fazer efeito ?

    ResponderExcluir
  7. Eu vomitei o meu manitol no final será q ainda faz efeito

    ResponderExcluir

Dona Maria não, Mulher! Headline Animator