Caspa eu...???


 

Nossa que vergonha dá quando a gente anda por aí com a roupa cheia daquele pozinho branco, ou melhor cheia de caspa isso é terrível. E você sabia que no inverno esse mal terrível aumenta. Segundo os dermatologistas a caspa que é descamação das células mortas do couro cabeludo e como no inverno a pele costuma ressecar, esse mal aumenta. Af! Caspa é horrível melhor tratar.

Caspa aumenta no Inverno

Durante os meses de inverno, o frio contribui para o aparecimento da caspa caracterizada pela excessiva descamação de células mortas no couro cabeludo, o que provoca irritação e coceira. De acordo com a dermatologista Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a caspa aumenta no inverno devido ao ressecamento da pele pelas baixas temperaturas, além do uso excessivo de água quente. "A temperatura mais fria faz com que haja desidratação da pele, e a escama fique mais seca e mais aderente, colaborando na proliferação do fungo Malassezia, causador da caspa", diz a médica. Outro fator que contribui para o aumento da caspa nesta estação é a falta do sol, que é um antiinflamatório poderoso. "No inverno, com menos luz, não se conta com este recurso para auxiliar na cura".

Todas as pessoas possuem, em seu couro cabeludo, o fungo causador da caspa vivendo em equilíbrio. A caspa ocorre quando esse equilíbrio é rompido e a quantidade de fungo aumenta. O Malassezia, em quantidade excessiva, produz substâncias químicas que irritam as células do couro cabeludo, diminuindo seu ciclo de vida. Estas células passam a se repor até cinco vezes mais rápido, se desprendendo em conjunto e tornando a caspa visível no cabelo e nas roupas.

A caspa é uma condição crônica e o tratamento deve ser constante para que não haja a proliferação do fungo. Por isso, o ideal é que um xampu de ação anticaspa e, ao mesmo tempo, cosmética, seja usado preventivamente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colonoscopia Mitos e Verdades.

Não deixe para amanhã.

A mulher na sua essência.